Postado por proaleuff em 28/out/2019 - Sem Comentários
A sexta edição da Revista Sede de Ler, lançada na última quinta-feira, 24/10, durante o 10º Fórum de Licenciaturas da UFF ocorrido na Agenda Acadêmica, acaba de ser publicada e está disponível em http://periodicos.uff.br/sededeler. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse.
Publicamos esta edição de homenagem à professora Glória Pondé (1948-2006), uma das criadoras do Programa de Alfabetização e Leitura (PROALE). O Projeto Centro de Leitura e Escrita, por ela coordenado, foi determinante para a consolidação das ações extensionistas do PROALE voltadas para incentivo à leitura e à escrita e à formação continuada de professores. Nome importante no campo da literatura para crianças e jovens, seu estrito compromisso com a educação básica e com a formação do leitor crítico ainda ecoou mais uma vez nas ações do PROALE em 2018, quando foi organizado um dia de atividades dedicadas à reflexão sobre a literatura e as práticas sociais da leitura e da escrita.
Com a colaboração de professores pesquisadores, trabalhadores da educação básica e do ensino superior, como espaço dialógico e democrático, esta publicação é fruto das contradições inerentes à pauta da docência, em um contexto de possível redefinição da base nacional de formação de professores e de luta pela preservação da autonomia docente.
Desejamos uma boa leitura.