Ações em 2017

Cumprindo o seu objetivo como Programa de Extensão que visa o incentivo à leitura e a formação continuada de professores e outros profissionais da Educação que se ocupam de questões relacionadas à alfabetização, ao letramento, à leitura e escrita e à literatura, o PROALE, em 2017, realizou as seguintes ações de extensão:

• Curso de Formação Continuada para professores de Línguas Adicionais da Educação Básica:
    O PROALE, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, ofereceu um curso inteiramente gratuito de formação continuada aos professores de línguas adicionais, cujo objetivo principal foi propiciar reflexão sobre a articulação entre tendências teórico-metodológicas e atividades para o ensino no âmbito da educação linguística, abarcando em sua discussões rupturas e continuidades na trajetória do ensino de línguas adicionais. O curso teve duração de 42 horas, sendo dividido em 8 módulos de 4 horas duração, dos quais 4 módulos iniciais foram realizados em 2016 e os 4 módulos finais foram ministrados em 2017.

• Curso “Tecnologias Digitais na sala de aula”.

• Curso “Ciências na Educação Infantil e Séries Iniciais: Experiências de brincar e aprender:
    O curso discutiu aspectos teórico-metodológicos do Ensino de Ciências na Educação Infantil e séries iniciais do EF. Foram explorados atividades práticas e experimentais e recursos didáticos desenvolvidos a partir da Literatura, na perspectiva das relações entre ciência e cultura. Apresentamos ainda resultados de ações de extensão desenvolvidas em creches e escolas, potencializando a troca de experiências e saberes.

• Palestra “Perrault e os contos de fadas”.

• Curso “Literatura e cinema, infância e escola”.

• Palestra “Temas Polêmicos na Literatura – A necessária presença na Escola”.

• Oficina “O que acontece quando traduzimos um texto? Oficina de tradução literária português/espanhol”.

• Jubileu de Prata do PROALE/UFF: 25/26 anos de dedicação à alfabetização e à formação do leitor (Acesso ao Hotsite do evento):
    No dia 16 de outubro de 2017, o PROGRAMA DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO E LEITURA (PROALE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF) realizaou o Jubileu de Prata do PROALE/ UFF: 25/26 anos de dedicação à alfabetização e à formação do leitor. O público-alvo do evento foram estudantes, professores e pesquisadores da Educação Básica e do Ensino Superior e demais envolvidos com os temas leitura, leitura literária, educação linguística, educação literária e formação de professores. Durante o evento, tivemos uma mesa-redonda com a participação de Ana Margarida Ramos (Universidade de Aveiro), Marcelo Ribeiro (UFRJ), Nilma Lacerda (UFF) e Raquel Cristina de Souza e Souza (CPII). Também foram ministrados dois minicursos: o primeiro, intitulado de “Desafios da leitura do livro ilustrado pós-moderno: formar melhores leitores cada vez mais cedo” foi ministrado pela professora Ana Margarida Ramos (Aveiro). O segundo, ministrado pelo professor Luiz Guilherme Barbosa (CPII) intitulou-se “Fazer literatura como um fazer da democracia: práticas de oficina literária no ensino básico“.

• Formação Continuada Leitura Literária na Escola.

• Curso Ensino e Prática de Textos Acadêmicos.

Outros Sites

Você sabia?