Somos o que fazemos!

O PROALE realiza, anualmente, desde 1991, um conjunto de ações orientadas principalmente para o incentivo à leitura e a formação continuada de professores e outros profissionais da Educação que se ocupam de questões relacionadas à alfabetização, ao letramento, à leitura e escrita e à literatura. Tais ações são de natureza diversa e a ênfase se dá no oferecimento periódico e sistemático de cursos de extensão.

A abertura do Programa como um espaço de circulação e empréstimo de materiais variados de leitura (sempre atualizados), especialmente de livros de literatura para crianças e jovens , é o que lhe empresta dinamismo e capacidade de congregar ações leitoras. Além disso, o Programa vem adquirindo importância na articulação com o ensino tanto de graduação quanto de pós-graduação (Educação e Letras, principalmente), uma vez que seu acervo é utilizado nessas instâncias. Na vertente de pesquisa, o PROALE vem-se destacando, uma vez que mantém ativos grupos de pesquisa que investigam questões relacionadas à linguagem em diferentes contextos, dando ênfase ao gênero literário.

Com suas ações interinstitucionais, o PROALE amplia sua inserção social e visibilidade para além dos muros da Universidade, também garantidas pela publicação da revista Sede de Ler e pela realização de eventos que colocam em discussão as temáticas principais trabalhadas no Programa.

O que fazemos?

Incentivo à leitura

O Programa desenvolve uma política de incentivo à leitura para a formação de sujeitos críticos.   Dispõe de vasto acervo de livros de literatura para crianças e jovens, além de outros títulos de caráter informativo e de livros teóricos sobre Literatura Infantil e Juvenil e sobre Educação. Esse acervo foi constituído durante a participação do Programa no júri da FNLIJ / Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, na seleção anual das obras que recebem o Prêmio FNLIJ, a láurea de Altamente Recomendáveis e, ainda, que são indicadas para a formação do Acervo Básico.   O acervo do PROALE, que atualmente conta com aproximadamente 13.000 títulos, é socializado sob a forma de empréstimo e consulta, tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público em geral, especialmente professores das redes públicas de ensino que participam dos cursos do PROALE. Nossas ações de extensão priorizam o incentivo à leitura em língua portuguesa e em línguas adicionais.

Pesquisa

A pesquisa vem garantindo ao Programa melhores condições de intercâmbio com outros centros, núcleos e programas de alfabetização, leitura e escrita.   Compreender o modo como o conhecimento para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita foi produzido e proposto para os professores ao longo de um século deve contribuir para ampliar a discussão sobre metodologias de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas e, em consequência, qualificar o trabalho dos docentes para a inserção de um maior número de pessoas no mundo letrado. Além disso, cumpre ressaltar a orientação de monografias, dissertações e teses a partir das atividades docentes ligadas às pesquisas que também se desenvolvem no PROALE, que abriga grupos de pesquisa certificados pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq, tais como o grupo ‘Linguagem Cultura e Práticas Educativas’ (LHEP), o grupo ‘Leitura, Literatura e Saúde: inquietações no campo da produção do conhecimento (LeLiS)’, e o Grupo de Pesquisa Discurso e Educação Linguística – (DELIN)

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