Ações em 2018

Cumprindo o seu objetivo como Programa de Extensão que visa o incentivo à leitura e a formação continuada de professores e outros profissionais da Educação que se ocupam de questões relacionadas à alfabetização, ao letramento, à leitura e escrita e à literatura, o PROALE, em 2018, realizou as seguintes ações de extensão:

  • Curso Ensino e Prática de Textos Acadêmicos: Coordenado pela Professora Doutora Jéssica Rodrigues (GEPLEA/SSE/FEUFF). O curso já oferecido no 2º semestre de 2017, retorna em sua segunda edição.
  • Oficina Práticas de leitura e tradução (Espanhol/Português): Os desafios do texto literário: Ministrada pela Professora Doutora Talita Barreto (UFF/UERJ/PUC Rio), a oficina ocorrerá em 18/06/2018
  • Curso Conexões Clássicas: diálogos com a Educação Básica : Coordenado pela Professora Dra Danuse Pereira, o curso visa problematizar como alguns elementos da Cultura Clássica (literatura/linguagem) são recontextualizados no contexto contemporâneo. Para tal, pretende-se criar um espaço para reflexão sobre a circulação da Cultura Clássica na Educação Básica.
  • Palestra O tradutor autônomo nos dias de hoje: Coordenada pela Professora Doutora Talita Barreto, contou com a participação de Paulo Noriega.
  • Oficina Práticas de leitura e tradução (Espanhol/Português) – Os desafios do texto literário: Coordenada pela Professora Doutora Talita Barreto.
  • Oficina Italiano, português: língua, cultura e sociedade em proximidades: Coordenada pela Profa Doutora Dayala Paiva de Medeiros Vargens (UFF) e pela Profa Doutora Lídia Maria Ferreira (SEEDUC – C.E David Capistrano) e desenvolvida pelo bolsista de Estágio Interno Michel Marques (Letras) e pela aluna Camille Pessoa Pedrosa (Letras), objetivou-se propiciar aos alunos do ensino médio uma reflexão sobre a importância do estudo de línguas adicionais de tal modo que lhes forneça a possibilidade de refletir sobre a nossa própria língua e cultura de maneira mais crítica e consciente.
  • Curso Janelas do Bartolomeu: Tempo, Memória, Sonhos (Bartolomeu Campos de Queirós): Coordenado pela Profa Inez Helena Muniz Garcia, tem por objetivo discutir sobre a importância de Bartolomeu Campos de Queirós e sua obra no contexto da literatura brasileira que crianças e jovens também leem e refletir sobre a literatura como uma possibilidade de não se deixar petrificar pela realidade. Obras de autoria de Bartolomeu Campos de Queirós serão trazidas à cena para se discutir como a experiência literária com leituras que refazem percursos biográficos e experiências estéticas revelam conhecimentos, experiências, sabedorias, valores, crenças que nos constituem enquanto sujeitos únicos e irrepetíveis.
  • Curso A leitura de quadrinhos na escola – subsídios para professores de línguas adicionais do ensino básico: Coordenado pela Profa. Doutora Camilla Ferreira (UFF), tem por objetivo propiciar a professores e futuros professores de língua portuguesa e de línguas adicionais uma reflexão sobre os diferentes gêneros dos quadrinhos que lhes forneça subsídios teórico-metodológicos para a preparação de atividades para o ensino.
  • Ciclo de oficinas de Escrita Acadêmica: O gênero relato de experiência:
    Coordenado pela Profa. Dra. Jéssica Rodrigues (FEUFF), o ciclo de oficinas oferecido às professores da Sala de Leitura da Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí teve como objetivos: a) discutir a importância da leitura e da escrita de textos acadêmicos na formação docente; b) apresentar o relato de experiência como um gênero produzido em um entrelugar profissional: a escola e a universidade; c) provocar e orientar a leitura e a escrita do gênero relato de experiência enquanto possibilidade de compartilhamento de vivências e saberes; d) analisar as principais características do referido gênero, analisando suas textualidades e seus discursos;
  • Curso de Extensão “Ciências na Educação Infantil e Anos Iniciais: experiências de brincar e aprender”:
    Coordenado pelas Professoras Simone Salomão (UFF) e Marise Amaral (UFF) o curso tem como objetivo discutir aspectos teórico-metodológicos do Ensino de Ciências na Educação Infantil e anos iniciais do EF. Serão exploradas atividades práticas e experimentais e recursos didáticos desenvolvidos a partir da Literatura, na perspectiva das relações entre ciência e cultura.
  • Curso “Tecnologias Digitais na Educação”.
  • Formação Continuada para Professores da SME-RJ
  • Jornada Gloria Pondé: A arte de fazer artes

Eventos

Outros Sites

Você sabia?

Fique Informado

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content