Ações em 2020

Cumprindo o seu objetivo como Programa de Extensão que visa o incentivo à leitura e a formação continuada de professores e outros profissionais da Educação que se ocupam de questões relacionadas à alfabetização, ao letramento, à leitura e escrita e à literatura, o PROALE, em 2020, realizou as seguintes ações de extensão:

  • organização da Roda de Leitura de textos literários, que viabilizou a troca de experiências significativas no âmbito da leitura entre os participantes no contexto de isolamento social, contou com a adesão de  convidados externos e foi avaliada muito positivamente pelos professores e estudantes; 
  • organização das rodas de conversa do projeto “Roda de conversa com professores”, que possibilitou um maior diálogo entre professores de língua portuguesa e de línguas adicionais da rede pública de ensino e licenciandos;
  • organização do mini curso sobre tecnologias digitais ministrado pela professora Cintia Rabello (UFF), organizado. em parceria com a Sala de Leitura da Secretaria  Municipal de Educação Itaboraí e de especial importância neste momento pandêmico;
  • organização da palestra “Critérios para circulação de acervo bibliográfico do I Encontro Especial da Sala de Leitura e Bibliotecas Escolares” em parceria com a Assessoria da Sala de Leitura e Bibliotecas Escolares da Subsecretaria de Gestão e Ensino/SEME com a bibliotecária Raquel Polycarpo da Silva;
  • organização do Curso de formação continuada para professores de línguas adicionais (espanhol e de francês) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro- SME-Rio (40 horas); 
  • organização da I Jornada da Revista Sede de Ler, que permitiu que autores apresentassem trabalhos orais relacionados às suas publicações na revista;
  • organização e publicação da sétima  edição da revista de extensão Sede de ler, a revista do PROALE e organização da oitava edição, a ser lançada em 2021; 
  • organização da palestra  “Afinal, o que é letramento crítico?”, ministrada pela professora Elzimar Marins da UFMG, em parceria com o Programa Residência Pedagógica- Subprojeto Letras;
  • Colaborou com Curso de Extensão ‘Escrita e Prática de Textos acadêmicos na universidade’ sob a coordenação de Jéssica Nascimento (FEUFF/ UFF);
  • apoiou o projeto Na roda com professoras – Alfabetização, leitura e escrita. Sob a coordenação da Professora Cecilia Maria Aldigueri Goulart, o projeto desenvolvido em 2019, conta com encontros mensais com professoras de escolas públicas de redes municipais, como Rio de Janeiro, São Gonçalo e Niterói, e professoras do Colégio Pedro II, professoras universitárias formadoras de professores que trabalham com as séries iniciais do Ensino Fundamental e professores interessados em discutir perspectivas do trabalho com a linguagem na escola. Como meio de adequação ao contexto atual, o projeto criou um canal no Youtube, por meio do qual as rodas são transmitidas ao vivo e, depois, ficam disponíveis para visualização.

Eventos

Outros Sites

Você sabia?

Fique Informado

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content