Cumprindo o seu objetivo como Programa de Extensão que visa o incentivo à leitura e a formação continuada de professores e outros profissionais da Educação que se ocupam de questões relacionadas à alfabetização, ao letramento, à leitura e escrita e à literatura, o PROALE, em 2020, realizou as seguintes ações de extensão:
organização da Roda de Leitura de textos literários, que viabilizou a troca de experiências significativas no âmbito da leitura entre os participantes no contexto de isolamento social, contou com a adesão de convidados externos e foi avaliada muito positivamente pelos professores e estudantes;
organização das rodas de conversa do projeto “Roda de conversa com professores”, que possibilitou um maior diálogo entre professores de língua portuguesa e de línguas adicionais da rede pública de ensino e licenciandos;
organização do mini curso sobre tecnologias digitais ministrado pela professora Cintia Rabello (UFF), organizado. em parceria com a Sala de Leitura da Secretaria Municipal de Educação Itaboraí e de especial importância neste momento pandêmico;
organização da palestra “Critérios para circulação de acervo bibliográfico do I Encontro Especial da Sala de Leitura e Bibliotecas Escolares” em parceria com a Assessoria da Sala de Leitura e Bibliotecas Escolares da Subsecretaria de Gestão e Ensino/SEME com a bibliotecária Raquel Polycarpo da Silva;
organização do Curso de formação continuada para professores de línguas adicionais (espanhol e de francês) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro- SME-Rio (40 horas);
organização da I Jornada da Revista Sede de Ler, que permitiu que autores apresentassem trabalhos orais relacionados às suas publicações na revista;
organização e publicação da sétima edição da revista de extensão Sede de ler, a revista do PROALE e organização da oitava edição, a ser lançada em 2021;
organização da palestra “Afinal, o que é letramento crítico?”, ministrada pela professora Elzimar Marins da UFMG, em parceria com o Programa Residência Pedagógica- Subprojeto Letras;
Colaborou com Curso de Extensão ‘Escrita e Prática de Textos acadêmicos na universidade’ sob a coordenação de Jéssica Nascimento (FEUFF/ UFF);
apoiou o projeto Na roda com professoras – Alfabetização, leitura e escrita. Sob a coordenação da Professora Cecilia Maria Aldigueri Goulart, o projeto desenvolvido em 2019, conta com encontros mensais com professoras de escolas públicas de redes municipais, como Rio de Janeiro, São Gonçalo e Niterói, e professoras do Colégio Pedro II, professoras universitárias formadoras de professores que trabalham com as séries iniciais do Ensino Fundamental e professores interessados em discutir perspectivas do trabalho com a linguagem na escola. Como meio de adequação ao contexto atual, o projeto criou um canal no Youtube, por meio do qual as rodas são transmitidas ao vivo e, depois, ficam disponíveis para visualização.
Cumprindo o seu objetivo como Programa de Extensão que visa o incentivo à leitura e a formação continuada de professores e outros profissionais da Educação que se ocupam de questões relacionadas à alfabetização, ao letramento, à leitura e escrita e à literatura, o PROALE, em 2019, realizou as seguintes ações de extensão:
Lançamento do sexto número da Revista de Sede Ler;
Ciclo de formação de professores vinculado à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro;
Ciclo de oficinas para professores atuantes na Sala de Leitura da Secretaria Municipal Educação de Itaboraí;
Oficina para estudantes da Educação Básica : Italiano, português: língua, cultura e sociedade em proximidades;
Curso para estudantes da Educação Básica ‘Conexões clássicas’: diálogos com a Educação Básica;
Encontro de formação continuada para professores da EM. Anísio Teixeira em São Gonçalo;
Participação na mesa “A Universidade Federal Fluminense por caminhos leitores” no seminário “A presença e ausência da LIJ na formação do professor” organizado pela Fundação Nacional do Livro Infanto-juvenil;
Organização do Mini curso “O papel da mulher e suas narrativas” com Nilma Lacerda na Biblioteca Parque de Niterói;
Lançamento do sexto número da Revista de Sede Ler;
Ciclo de formação de professores vinculado à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro;
Ciclo de oficinas para professores atuantes na Sala de Leitura da Secretaria Municipal Educação de Itaboraí;
Oficina para estudantes da Educação Básica : Italiano, português: língua, cultura e sociedade em proximidades;
Curso para estudantes da Educação Básica ‘Conexões clássicas’: diálogos com a Educação Básica;
Encontro de formação continuada para professores da EM. Anísio Teixeira em São Gonçalo;
Participação na mesa “A Universidade Federal Fluminense por caminhos leitores” no seminário “A presença e ausência da LIJ na formação do professor” organizado pela Fundação Nacional do Livro Infanto-juvenil;
Organização do Mini curso “O papel da mulher e suas narrativas” com Nilma Lacerda na Biblioteca Parque de Niterói
1° ENCONTRO da RODA DE LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS 2021.1 Apresentação do curso
😍Mais um semestre começando e com ele uma nova rodada da nossa ação Roda de Leitura de Textos Literários😍
📚 No dia 15 de junho, tivemos um delicioso primeiro encontro pela plataforma Meet da nossa Roda Literária.
📚 O encontro foi contemplado com a apresentação do planejamento do curso e apresentação dos participantes.
📚Veja algumas sugestões de textos e obras:
➡️ Em busca do outro – Clarisse Lispector
Material levado pela: Adriana Menezes
➡️ 1984 – George Orwell / Elaine Rusenhak
primavera nos dentes – João Aplinário (poema musicado por João Ricardo do Secos & Molhados 1973)
Material levado pelo professor: Ricardo Almeida
➡️ Poema Crise – Lucilaine Reis do livro “Poemas transbordados”
Texto levado por: Jéssica Rodrigues
➡️ Trajetórias, do livro diários da montanha – Roseana Murray
Material levado por: Dayala Vargas
➡️ Trecho de O quarto de despejo – Carolina de Jesus.
Material levado por: Camila Ferreira
➡️ “O poema é antes de tudo um inutensílio”, Manoel de Barros do livro “Meu quintal é maior do que o mundo”.
Texto levado por: Stefany Bicalho
📚 No dia 28 de maio, ocorreu via transmissão do YouTube, o curso de Formação Continuada, organizado pelo PROALE em parceria com a Sala de Leitura e Bibliotecas Escolares de Itaboraí com a participação da querida professora Lídia Maria Ferreira de Oliveira.
😍A temática desse encontro foi “Literatura: Fratura e Subversão”.
📚 No dia 30 de abril, ocorreu via transmissão do YouTube, o curso de Formação Continuada, organizado pelo PROALE em parceria com a Sala de Leitura e Bibliotecas Escolares de Itaboraí com a participação da querida professora Dayala Vargens (UFF) e do professor e contador de histórias, Igor Gonçalves.
😍A temática desse encontro foi “A formação de leitores: diálogos entre a escola e a Universidade”, mediado pela professora Dayala Vargens e o relato de experiência “Ler pode ser muito perigoso” mediado pelo professor Igor Gonçalves.
📚 No dia 09 de abril ocorreu via transmissão do YouTube, o curso de Formação Continuada organizado pelo PROALE em parceria com a Sala de Leitura e Bibliotecas Escolares de Itaboraí com a participação da querida Professora Dayane Cabral do Grupo Lelis (UFF).
😍😍😍😍 A temática foi envolta pela “Leitura Literária para os bebês” foi linda, emocionando a todos que participaram!!!!!! 😍😍😍😍
Cumprindo o seu objetivo como Programa de Extensão que visa o incentivo à leitura e a formação continuada de professores e outros profissionais da Educação que se ocupam de questões relacionadas à alfabetização, ao letramento, à leitura e escrita e à literatura, o PROALE, em 2018, realizou as seguintes ações de extensão:
Curso Ensino e Prática de Textos Acadêmicos: Coordenado pela Professora Doutora Jéssica Rodrigues (GEPLEA/SSE/FEUFF). O curso já oferecido no 2º semestre de 2017, retorna em sua segunda edição.
Oficina Práticas de leitura e tradução (Espanhol/Português): Os desafios do texto literário: Ministrada pela Professora Doutora Talita Barreto (UFF/UERJ/PUC Rio), a oficina ocorrerá em 18/06/2018
Curso Conexões Clássicas: diálogos com a Educação Básica : Coordenado pela Professora Dra Danuse Pereira, o curso visa problematizar como alguns elementos da Cultura Clássica (literatura/linguagem) são recontextualizados no contexto contemporâneo. Para tal, pretende-se criar um espaço para reflexão sobre a circulação da Cultura Clássica na Educação Básica.
Palestra O tradutor autônomo nos dias de hoje: Coordenada pela Professora Doutora Talita Barreto, contou com a participação de Paulo Noriega.
Oficina Práticas de leitura e tradução (Espanhol/Português) – Os desafios do texto literário: Coordenada pela Professora Doutora Talita Barreto.
Oficina Italiano, português: língua, cultura e sociedade em proximidades: Coordenada pela Profa Doutora Dayala Paiva de Medeiros Vargens (UFF) e pela Profa Doutora Lídia Maria Ferreira (SEEDUC – C.E David Capistrano) e desenvolvida pelo bolsista de Estágio Interno Michel Marques (Letras) e pela aluna Camille Pessoa Pedrosa (Letras), objetivou-se propiciar aos alunos do ensino médio uma reflexão sobre a importância do estudo de línguas adicionais de tal modo que lhes forneça a possibilidade de refletir sobre a nossa própria língua e cultura de maneira mais crítica e consciente.
Curso Janelas do Bartolomeu: Tempo, Memória, Sonhos (Bartolomeu Campos de Queirós): Coordenado pela Profa Inez Helena Muniz Garcia, tem por objetivo discutir sobre a importância de Bartolomeu Campos de Queirós e sua obra no contexto da literatura brasileira que crianças e jovens tambémleem e refletir sobre a literatura como uma possibilidade de não se deixar petrificar pela realidade. Obras de autoria de Bartolomeu Campos de Queirós serão trazidas à cena para se discutir como a experiência literária com leituras que refazem percursos biográficos e experiências estéticas revelam conhecimentos, experiências, sabedorias, valores, crenças que nos constituem enquanto sujeitos únicos e irrepetíveis.
Curso A leitura de quadrinhos na escola – subsídios para professores de línguas adicionais do ensino básico: Coordenado pela Profa. Doutora Camilla Ferreira (UFF), tem por objetivo propiciar a professores e futuros professores de língua portuguesa e de línguas adicionais uma reflexão sobre os diferentes gêneros dos quadrinhos que lhes forneça subsídios teórico-metodológicos para a preparação de atividades para o ensino.
Ciclo de oficinas de Escrita Acadêmica: O gênero relato de experiência:
Coordenado pela Profa. Dra. Jéssica Rodrigues (FEUFF), o ciclo de oficinas oferecido às professores da Sala de Leitura da Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí teve como objetivos: a) discutir a importância da leitura e da escrita de textos acadêmicos na formação docente; b) apresentar o relato de experiência como um gênero produzido em um entrelugar profissional: a escola e a universidade; c) provocar e orientar a leitura e a escrita do gênero relato de experiência enquanto possibilidade de compartilhamento de vivências e saberes; d) analisar as principais características do referido gênero, analisando suas textualidades e seus discursos;
Curso de Extensão “Ciências na Educação Infantil e Anos Iniciais: experiências de brincar e aprender”:
Coordenado pelas Professoras Simone Salomão (UFF) e Marise Amaral (UFF) o curso tem como objetivo discutir aspectos teórico-metodológicos do Ensino de Ciências na Educação Infantil e anos iniciais do EF. Serão exploradas atividades práticas e experimentais e recursos didáticos desenvolvidos a partir da Literatura, na perspectiva das relações entre ciência e cultura.
Cumprindo o seu objetivo como Programa de Extensão que visa o incentivo à leitura e a formação continuada de professores e outros profissionais da Educação que se ocupam de questões relacionadas à alfabetização, ao letramento, à leitura e escrita e à literatura, o PROALE, em 2017, realizou as seguintes ações de extensão:
Curso de Formação Continuada para professores de Línguas Adicionais da Educação Básica:
O PROALE, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, ofereceu um curso inteiramente gratuito de formação continuada aos professores de línguas adicionais, cujo objetivo principal foi propiciar reflexão sobre a articulação entre tendências teórico-metodológicas e atividades para o ensino no âmbito da educação linguística, abarcando em sua discussões rupturas e continuidades na trajetória do ensino de línguas adicionais. O curso teve duração de 42 horas, sendo dividido em 8 módulos de 4 horas duração, dos quais 4 módulos iniciais foram realizados em 2016 e os 4 módulos finais foram ministrados em 2017.
Curso “Tecnologias Digitais na sala de aula”.
Curso “Ciências na Educação Infantil e Séries Iniciais: Experiências de brincar e aprender:
O curso discutiu aspectos teórico-metodológicos do Ensino de Ciências na Educação Infantil e séries iniciais do EF. Foram explorados atividades práticas e experimentais e recursos didáticos desenvolvidos a partir da Literatura, na perspectiva das relações entre ciência e cultura. Apresentamos ainda resultados de ações de extensão desenvolvidas em creches e escolas, potencializando a troca de experiências e saberes.
Palestra “Perrault e os contos de fadas”.
Curso “Literatura e cinema, infância e escola”.
Palestra “Temas Polêmicos na Literatura – A necessária presença na Escola”.
Oficina “O que acontece quando traduzimos um texto? Oficina de tradução literária português/espanhol”.
Jubileu de Prata do PROALE/UFF: 25/26 anos de dedicação à alfabetização e à formação do leitor (Acesso ao Hotsite do evento):
No dia 16 de outubro de 2017, o PROGRAMA DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO E LEITURA (PROALE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF) realizaou o Jubileu de Prata do PROALE/ UFF: 25/26 anos de dedicação à alfabetização e à formação do leitor. O público-alvo do evento foram estudantes, professores e pesquisadores da Educação Básica e do Ensino Superior e demais envolvidos com os temas leitura, leitura literária, educação linguística, educação literária e formação de professores. Durante o evento, tivemos uma mesa-redonda com a participação de Ana Margarida Ramos (Universidade de Aveiro), Marcelo Ribeiro (UFRJ), Nilma Lacerda (UFF) e Raquel Cristina de Souza e Souza (CPII). Também foram ministrados dois minicursos: o primeiro, intitulado de “Desafios da leitura do livro ilustrado pós-moderno: formar melhores leitores cada vez mais cedo” foi ministrado pela professora Ana Margarida Ramos (Aveiro). O segundo, ministrado pelo professor Luiz Guilherme Barbosa (CPII) intitulou-se “Fazer literatura como um fazer da democracia: práticas de oficina literária no ensino básico“.